Sejam bem vindos ao blog para funs de criação, preservação, reprodução e compartilhamento de conhecimento sobre formigas!

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Formica cunicularia

Formica cunicularia


Reino: Animalia
Filo: Arthropoda
Classe: Insecta
Superordem: Endopterygota
Ordem: Hymenoptera
Subordem: Apocrita
Superfamília: Vespoidea
Família: Formicidae
Subfamília: Formicinae
Género: Formica
Espécie: Formica cunicularia

Continue lendo:

Alimentação: Substâncias açucaradas e pequenos insetos


Trata-se de uma espécia extremamente dócil que ocorre apenas na Europa, as operárias possuem de 1 a 3 cm e a rainha em torno de 6 cm e se reproduzem MUITO rápido, pois possuem a capacidade de se adaptar à âmbientes com pouca alimentação, mesmo diante da ausência extrema de proteínas a rainha é capaz  de promover a postura de óvos (tal comportamente pode colocar a vida da rainha em risco, pois a utilização da reserva energética pode colocar a sua vida em risco, se ainda não possuir operárias para procurarem por alimento).



Não possuem soldados, mas possuem super operárias, que normalmente apresentam um tamanho três vezes maior de que as operárias normais e a capacidade de carregar pequenos insetos para dentro da colméia (função esta que as operárias normais evitam, pois é muito desgastante para seus potenciais físicos).

Conforme elencado acima tal espécie é extremamento dócil e se reproduz rápido, sendo perfeita para a prática do mirmecolismo

2 comentários: