Sejam bem vindos ao blog para funs de criação, preservação, reprodução e compartilhamento de conhecimento sobre formigas!

domingo, 30 de setembro de 2012

Nova revoada de festinatus!

Novamente eu tive a sorte de perceber uma reveada de Camponotus festinatus, na última revoada eu não tive a sorte de capturar uma rainha fecundada, promovi a soltura delas e coloquei outras rainhas em seus lugares.

A foto é de péssima qualidade, mas dá para perceber que eu capturei diversas delas!





8 comentários:

  1. eu acho q eu achei uma rainha festinatus então capiturei e puis em um tubo com comida e aguá e recentemente ela fez tipo um estofamento de algodão no chão onde ela pisa isso é normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho muita experiência, mas pelo o que aconteceu com as que eu capturei, elas fazem este tipo de "estofado" com as fibras do algodão que desfiam quando elas tentam fugir... Portanto não é nada importante, creio eu, diversas das minhas fizeram isto, mas não fez a mínima diferença.

      A sua já tombou as azas?

      Excluir
  2. Respostas
    1. Sem problemas... Não sei se ajudei, pois não muita experiência, mas tento fazer o meu máximo!

      Excluir
  3. ou sera que se as suas rainhas trombarem as assas você poderia me dar uma rainha? pois a minha fugiu então agora adeus tubo eu vou por em um pote mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certamente, você pagando o frete eu posso te doar sim...
      Cara eu não entendo muito, mas o tubo é bem melhor que o pote para manusear (menor tamanho)
      Neste link tu vai aprender a fazer um os primeiros não ficam muito bons, mas depois que tu pega a prática fica facinho -> http://adoroformigas.blogspot.com.br/2010/12/como-fazer-um-tubo-feito-com-mangueira_23.html

      Excluir
  4. Concordo com o Pablo! o tubo é bem mais fácil e seguro para cuidar de uma rainha, principalmente camponotus que são bem rápidas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu nunca tentei criá-las em outro lugar, mas faço ideia que são bem chatas de controlar quando estão em espaço muito grande...

      Excluir