Sejam bem vindos ao blog para funs de criação, preservação, reprodução e compartilhamento de conhecimento sobre formigas!

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Alimentação

Segue uma dica para confecção de um composto alimentar eficiente e barato.

Uma mistura homogênea entre:


Polivitamínico de pássaros (este da imagem) - R$ 9,00 (nove reais) o tubinho - Fonte de diversas vitaminas necessárias para um saudável desenvolvimento da colônia.










Gelatina - Eu escolhi uma vermelha, pois era a que eu tinha à disposição (aberta na geladeira da minha casa) - Fonte de proteína.









Mel - Trata-se de um alimento incrivelmente nutritivo e atraente (disfarça bem o mal cheio/gosto do polivitamínico)











Ao misturar pequenas quantidades de todos os compostos acima apresentados com 80% de água eu obtive uma substância avermelhada com um aroma incrivelmente doce.

Minhas formigas adoraram e passaram a botar mais óvos e as pupas se desenvoleram mais rapidamente. Minhas Camponotus substitutus até hoje possuíam apenas dois óvos (os demais sempre que botados as operárias os comiam, mesmo depois muito bem alimentadas com açúcar e mel e 80% de água e, pelo menos 3 vezes na semana, com insetos).

Segue um video das minhas Formica fusca se alimentando, nesta época elas ainda estavam no tubo de ensaio (atualmente estão em um formigário novinho em folha).


11 comentários:

  1. Nossa que legal! Gelatina eu nunca usei, vou esperimentar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu li na internet que gelatina é uma grande fonte de proteínas, tanto é que é aconselhada para praticantes de atividades físicas, então resolvi colocar no meu composto (juntei o útil ao agradável, tendo em vista que gelatina é doce e agrada ao paladar das nossas amiguinhas!)

      Excluir
  2. Eu percebi que esse composto tem que ser trocado diariamente! Porque as proteínas + mel fermentam muito rápido e passa a ficar com um odor muito ruim!!! Na embalagem que veio as cunicularias e fuscas o algodão estava fedendo a peixe :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você está correto, eu faço composto só para alimentar depois jogo fora, a mistura tem que ser de pouco em pouco.

      Excluir
  3. oi meu nome e joão vitor queria capturar uma rainha vc sabe como capturar uma de dentro do formigueiro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sempre tente pegá-las no período de agosto a dezembro que são os meses de fecundação no meu caso eu peguei ela lavando a área ela saiu e eu corri peguei meu tubo de ensaio e a coloquei.

      Excluir
  4. oi meu nome é francisco, eu queria saber se voce no tem nenhuma atta pra venda, doe ou troque?
    ou se voce nao tiver nenhuma, e saber de alguem que venda, troque, ou doe...
    meu e-mail é: chico_abelardo1@hotmail.com
    aguardo resposta obrigado...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara não se pode vender animais é lei. Mas se você passar pelas cidades e algum dia eu conseguir outra rainha que tá cheio -_- eu te mando um email

      Excluir
  5. Quais as proporções que vc utilizou de cada produto?

    ResponderExcluir
  6. caraaaaaaaaaa volta a postarrrrrrrrrrrrrrrr

    ResponderExcluir
  7. Amigos criei este fórum ( www.formigar.com.br )para discutirmos nosso hobbie de criar formigas. Dê uma passada lá e vamos formar uma comunidade Brasileira de criadores de formiga ! Abraços

    ResponderExcluir