Sejam bem vindos ao blog para funs de criação, preservação, reprodução e compartilhamento de conhecimento sobre formigas!

quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Já faz tempo heim...

Faziam alguns meses desde que eu não postava nada!!

Fiquei muito tempo afastado...

ATUALMENTE EU ESTOU SEM COLÔNIAS, doei todas as colônias europeias que eu tinha e solteira as nativas, estava sem tempo para alimentá-las!!

Estou no aguardo por uma nova revoada de Attas ou Acro...

23 comentários:

  1. Olá Pablo, tudo bem?

    Tenho acompanhado seu blog e gostei muito do que vi...
    Estou interessado em iniciar uma colonia, será que você poderia me ajudar?
    Tentei de todos os modos encontrar alguém na minha cidade que criasse formigas, mas sem sucesso.
    Você não teria uma Rainha para venda ou doação?
    Se não tiver, sabe onde eu encontro?
    Conto com sua experiencia, pois sou novato no assunto.

    Valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não tenho colônias.
      Terás que esperar as revoadas que acontecem de dezembro a maio.

      Excluir
  2. Olá Pablo
    Estou na mesma situação que o Leonardo, moro no rj e sou estudante d e biologia. Não consigo por nada achar um formigueiro por aqui e mesmo que ache eu não faço ideia do horário de uma revoada. Pesquisei sobre mrimecolismo em vários blogs e já até tenho meu formigário de gesso em um aquário, só me falta a rainha, vc pretende fazer alguma caça? preciso muito de ajuda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conforme já explicado acima, terás que aguardar uma revoada, que provavelmente acontecerá dentro de três ou quatro meses.

      Excluir
  3. fiz o mesmo, doei minhas colonias.. tá começando algumas revoadas já pablo... de curta escala... ja presenciei revoadas de especies pequenas, ainda tou sem material para a captura... boa sorte na espera das cortadeiras ! abraço

    ResponderExcluir
  4. Olá pablo moro em Mato Grosso do sul e queria doar uma rainha para você serve uma camponotus herculanus qualquer enteresse. meu email e formigaridapesada69@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, muito obrigado, mas por enquanto eu estou aguardando as revoadas das cortadeiras mesmo... Não tenho interesse em espécies europeias como esta, morrem muito fácil no nosso clima...

      Excluir
  5. Então uma acromyrmex achei 20 hoje moro em ladario só tem quatro machos pois o formigueiro não estava em revoada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu sou contra invadir a intimidade de uma colônia selvagem, eu sou a favor de aguardar uma revoada...

      Excluir
    2. Devolvi elas e voltaram ao formigueiro sabe meu amigo estava destruindo e chutando o formigueiro aí as rainhas começaram a subir resolvi pegar ainda está lá o formigueiro são e salvo

      Excluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Opa, achei seu blog hoje e estou curtindo bastante. Já adicionei aos favoritos e vou acompanhar. Fazem 5 anos desde que tive minha última colônia e recentemente e gostaria de resgatar esse hobby.
    Queria tirar uma dúvida: vi que você usou gesso em algumas colônias. No passado eu tive alguns problemas com esse material porque ele parecia se deteriorar depois de um tempo em contato com a umidade. Estou pensando em fazer uma pequena colônia vertical e pensei em utilizar o "gesso pedra" utilizado pelos dentistas para fazer moldes. Li que ele é mais resistente que o gesso comum.

    Você tem algum comentário sobre esse tipo de material? Suas colônias feitas com gesso também tiveram esse tipo de deterioração no material?

    Abraços e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara para ser sincero eu nem conheço este tipo de gesso, nunca usei ele...

      Veja no que dá, crie um blog e compartilhe conosco a sua experiência!

      Excluir
  9. Olá td bem Pablo?
    Dei uma pesquisada no google aqui e encontrei o seu blog, eu gostaria de saber se vc ja fez experiencias com 2 formigarios compartilhando a mesma area de forragem.
    Tenho uma colonia madura de Crematogaster (dessa pretinha brasileira, peguei a rainha em outubro/2011, esta fazendo 2 anos esse mes) e agora apareceu por acaso uma rainha de camponotus festinatus com alguns ovos dentro de um tubo de ensaio que estava na gaveta da mesa onde é o meu formigueiro hauhauah
    ai pensei na hipótese de fazer um formigueiro separado porem utilizando apenas uma area de forragem media/grande. Levando em consideração que todos os dois formigueiros irao ser separados, utilizando apenas a mesma area de forragem será que pode dar certo ? A crematogaster é uma especie um pouco agressiva ne, mas as minhas parecem ser mais tranquilas.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Respostas
    1. Ola alguem sabe fazer formigarios para rainhas messor barbarus e camponotus

      Excluir
  12. Amigos criei este fórum ( www.formigar.com.br )para discutirmos nosso hobbie de criar formigas. Dê uma passada lá e vamos formar uma comunidade Brasileira de criadores de formiga ! Abraços

    ResponderExcluir